A Nossa Missão

A nossa missão é apoiar os agentes decisores e fornecer soluções sustentáveis na conceção da mobilidade e do planeamento do território.

No decurso das relações com os nossos clientes defendemos o domínio do conhecimento, a consciência social e a capacidade de inovação e empreendedorismo, de forma a possibilitar um compromisso com a qualidade, seriedade e excelência. Privilegiamos ainda um contacto próximo entre todos os agentes envolvidos no processo.

Queremos estar na ponta do conhecimento e criar valor através da aplicação do conhecimento desenvolvido na comunidade académica.

Pretendemos ainda ser um espaço de trabalho onde os colaboradores desenvolvem processos de aprendizagem e especialização contínua, progredindo no plano profissional e pessoal e paralelamente indo de encontro à satisfação das necessidades e expectativas dos nossos clientes.

O Que Fazemos

A organização dos transportes e a ocupação do território estão na génese na TRENMO desde a sua constituição. O seu core business centrou-se no desenho de redes de transporte, embora nos últimos anos tenha vindo a integrar diversas componentes decorrentes da mudança de paradigma.

A abordagem da TRENMO evoluiu de forma integrada com o território e na organização do sistema de mobilidade, em questões tão distintas como a análise económica, as estratégias de mobilidade, os estudos de procura, a gestão operacional, a logística e ainda a organização empresarial. Em âmbitos mais intimamente ligados ao território e ao desenvolvimento local a TRENMO deu origem à SÍTIOS E MEMÓRIAS para projetos vocacionados tanto para territórios rurais como para espaços urbanos.

A experiência ao longo de mais de quinze anos em diversos projetos resultou invariavelmente de implementações que tiveram um impacto profundo para um conjunto alargado de pessoas. Por isso, a TRENMO tem vindo a ganhar experiência acumulada no acompanhamento da implementação das soluções que se considera um dos elementos-chave para o alcance dos objetivos definidos e que muito tem vindo a contribuir para definir a sua imagem de marca.

As ações assentam sobretudo na compreensão dos novos desafios relativos à mobilidade sustentável e na forma particular de abordar os problemas, desenvolvendo múltiplas ferramentas e metodologias para a sua resolução.

As ligações que são mantidas com várias instituições científicas permitem à TRENMO estar presentes em projetos inovadores no setor dos transportes e acompanhar as questões atuais nesta área do conhecimento.

A Nossa Equipa
Professor Álvaro Costa
Álvaro Costa

Doutorado em Economia dos Transportes pela Universidade de Loughborough (Reino Unido) desde 1996 e Mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa desde 1992. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desde 1985.

Ocupou entre 2008 e 2013 o cargo de diretor da Associação Comercial do Porto. Foi Diretor do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão de Transportes na FEUP entre 2003 e 2007. Para além do seu longo currículo de docente e investigador, foi consultor de numerosas entidades públicas e privadas. Entre 1997 e 2002 exerceu o cargo de administrador da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP, S.A.).

Atualmente é Professor Associado com Agregação da FEUP e Vice-presidente da Associação Comercial do Porto. É o fundador da TRENMO e Presidente do Conselho de Administração.

Claudia Moreiras
Claudia Moreiras

Mestre em Estatística Aplicada e Modelação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2005 e licenciada em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desde 2002. Conclui uma pós-graduação em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e completou a parte curricular do programa doutoral em Ciências Empresariais na FEP.

De outubro 2003 a março de 2006 desempenhou funções de Técnica Superior de Laboratório de Ensaios Mecânicos no CATIM.

Integrou a TRENMO em 2006 onde é consultora de modelação e otimização de operações, tendo participado em inúmeros projetos de reestruturação de redes de transporte público, envolvendo as componentes de modelação e otimização de redes, bem como de tratamento de bases de dados.

Marta Martins
Marta Martins

Licenciada em Geografia com especialização em Ordenamento do Território desde 2005, tendo em 2006 concluído a pós-graduação em Sistemas de Informação Geográfica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Em 2015 concluiu o curso Executivo de Gestão de Projetos da Católica Porto Business School.

Entre 2006 e 2007 coordenou a formação de SIG e GPS numa parceria entre a Proteção Civil do Porto e o Departamento de Geografia da FLUP (SIGEP). Em 2012 fez uma breve incursão na Direção-geral Enterprise and Industry da Comissão Europeia, em Bruxelas, no grupo de trabalho dos sistemas de navegação por satélite (EGNOS).

Desempenha funções como consultora em transportes e SIG na TRENMO desde 2007, onde tem participado em diversos projetos na área da mobilidade, desde estudos de redes de transporte público, sobretudo em territórios de média e baixa densidade, a planos de mobilidade e transportes.

Simão Portela
Simão Portela

Mestre em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2008, tendo em 2016 concluído a certificação como Project Management Professional PMP-PMI.

Entre 2008 e 2011 colaborou com a TRENMO em estudos de procura, desenho de redes e análise/integração tarifária, tendo ainda promovido o desenvolvimento da plataforma CASTOR/4planning (software de gestão operacional). Após breve colaboração na Direção-geral de Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, em Bruxelas, desempenhou funções de gestor de projeto informático na Amadeus IT Group, em França, durante 4 anos (entre 2012 e 2016).

Em janeiro de 2017 retomou a colaboração com a TRENMO onde desempenha funções de consultor em transportes.

Ines Bartolomeu
Inês Bartolomeu

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2014 e licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto desde 2006. Em 2023 concluiu o curso Executivo de Gestão de Projetos da Católica Porto Business School, incluindo a certificação em Disciplined Agile Scrum Master pelo Project Management Institute.

Entre 2005 e 2012 colaborou em diversos gabinetes de arquitetura.

Desempenha funções como consultora na TRENMO, desde julho de 2013, em projetos ligados ao planeamento do território e à mobilidade.

Daniel Catalão
Daniel Catalão

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território desde 2015 e licenciado em Geografia desde 2013 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

De setembro de 2014 a junho de 2015 desempenhou funções de monitor em disciplinas do Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território na FLUP.

Desde março de 2014 a colaborar com a TRENMO, desempenha atualmente funções de Coordenador / Analista SIG, envolvendo-se na área da inovação. Destacam-se os estudos de análise de cenários de redes, automatização de processos, como de mapas SIG e exportação de horários e placas de rede, incorporando conhecimentos de Python, SQL e Linux.

Catarina Costa
Catarina Costa

Mestre em Economia, ramo Economia da Empresa desde 2019 e licenciada em Engenharia e Gestão Industrial desde 2016 pela Universidade de Aveiro. Frequentou o curso executivo de Gestão Financeira em 2021/2022 e atualmente frequenta a edição 2022/2024 do MBA Executivo pela Católica Porto Business School.

Integrou a TRENMO em outubro de 2016, tendo colaborado em diversos estudos de procura, gestão operacional e em várias análises económicas e financeiras de redes de transporte público, tendo acompanhado os processos até à contratualização (na elaboração dos modelos económicos e financeiros, das peças concursais e nas respostas aos pedidos de esclarecimento da AMT e do Tribunal de Contas). Responsável por prestar apoio à administração do grupo TRENMO nas áreas contabilística, financeira e orçamental.

Márcio Oliveira
Márcio Oliveira

Concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2017, com a dissertação de conclusão de curso designada “Uma Rede Pedonal para a Cidade do Porto” finalizada na Câmara Municipal do Porto, no mesmo ano.

Integrou a TRENMO em novembro de 2017, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes nas mais variadas vertentes, desde o estudo e desenho de redes de transporte público à criação de informação ao público, bem como a integração de dados em GTFS.

Erza Raskova
Erza Raskova

Mestre em Ordenamento do Território e Projecto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2018 e licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitectura da Universidade de Pristina (Kosovo) desde 2016.

Colaborou num estúdio de arquitetura antes de ingressar na TRENMO em outubro de 2017.

Tem estado envolvida em projetos relacionados com planeamento territorial e de transportes, sobretudo em projetos internacionais.

Duarte Ferreira
Duarte Ferreira

Mestre em Engenharia Civil – Planeamento pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2020.

Integrou a TRENMO em janeiro de 2021, estando envolvido em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente no estudo e desenho de redes de transportes públicos.

Pedro Guerra
Pedro Guerra

Estudante do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade do Minho.

Ingressou na TRENMO em 2021 como estagiário na área de programação e desenvolvimento de software, sendo desde 2023, programador informático.

Rui Abreu
Rui Abreu

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento de Território desde 2018 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em Geografia e Planeamento desde 2016 pela Universidade do Minho.

Em 2017 ingressou como estagiário na CM de Vizela (Proteção Civil e Gabinete Técnico Florestal). Entre 2018 e 2021 desempenhou funções de Técnico Superior, com responsabilidades no Serviço Público de Transporte de Passageiros, em SIG e em Planeamento e Ordenamento do Território.

Desempenha funções de Analista SIG na TRENMO desde março de 2022.

Vanessa Rocha
Vanessa Rocha

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde Junho de 2023 e licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil) desde 2021. Em 2019 participou no Programa de Intercâmbio na Universidade de Coimbra.

Trabalhou em ateliers de arquitetura no Brasil, estando envolvida em projetos executivos e de licenciamento. Trabalhou ainda na Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) no desenvolvimento de projetos para a criação e manutenção dos parques municipais.

Integrou a TRENMO em julho de 2022, estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes.

Sofia Oliveira
Sofia Oliveira

Mestre em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (MSIGOT) e licenciada em Geografia desde 2014 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Entre 2013 e 2015 foi Bolseira de Iniciação Científica no projeto MODRIS – “Suscetibilidade a processos hidrogeomorfológicos no Norte de Portugal: modelação matemática de base física e de base estatística”. Em 2014 colaborou como monitora em disciplinas do MSIGOT. Entre 2015 e 2018 integrou uma empresa de planeamento e desenho urbano, tendo participado em diversos projetos na área da mobilidade urbana sustentável e nas diversas fases que os compõem, nomeadamente na definição da estratégia e elaboração de propostas. No final de 2018 integrou a equipa da TRENMO como Analista SIG. No início de 2022 colaborou com a Domus Social, onde participou na conceção, atualização e implementação da informação cadastral da empresa, em SIG, num sistema integrado com a Câmara Municipal do Porto.

Em agosto de 2022 retomou a sua colaboração com a TRENMO como Analista SIG e na consultoria na área do território, transportes e mobilidade.

Fedor Kuznetsov
Fedor Kuznetsov

Mestre em Tecnologia de Processos de Transporte desde 2018 pela Universidade Politécnica de São Petersburgo, Pedro o Grande. Mestre em Planeamento e Urbanismo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde junho de 2023.

Entre 2018 e 2021 atuou na área de logística e transporte de cargas de grandes dimensões.

Ingressou na TRENMO em outubro de 2022, estando envolvido em projetos de modelação, mobilidade e transportes.

Lívia Campos
Lívia Campos

Licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Sorocaba (Brasil) desde 2019 e especialista em Gestão Pública com Ênfase em Cidades Inteligentes, desde 2021.  Atualmente está a frequentar o Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2022.

Trabalhou como consultora em planos estratégicos de ordenamento do território e em projetos de mobilidade. Foi servidora pública municipal no Brasil em assessoria de planeamento urbano, tendo estado envolvida em projetos de análise e licenciamento de obras, projetos ambientais, ações de saúde municipal e gestão de recursos estaduais e federais.

Integrou a TRENMO em março de 2023, estando envolvida em projetos ligados ao planeamento do território, aos transportes e à mobilidade.

Martim Magano
Martim Magano

Mestre em Engenharia Civil desde 2024 na Especialização de Planeamento do Território e Transportes, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Nos verões de 2021 e 2022 ingressou como estagiário numa empresa de planeamento, mobilidade e desenho urbano (MPT). Entre 2022 e 2023 foi bolseiro no Instituto da Construção da FEUP, no ramo de análise de tráfego.

Integrou a TRENMO em abril de 2023, estando envolvido em projetos de modelação, programação e análise de dados.

 

Daniela Dulcini
Daniela Dulcini

Mestre em Engenharia Civil, com especialização em Planeamento do Território e Transportes desde 2023 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Trabalhou na área de Engenharia de Tráfego, em projetos de mobilidade urbana e implementação de soluções de trânsito e estacionamento.

Integrou a TRENMO em agosto de 2023, estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes.

Ana Carol
Ana Carolina de Souza

Mestre em Planeamento e Projeto Urbano pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desde 2023 e licenciada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) desde 2020. Entre 2016 e 2017 participou no Programa de Intercâmbio na Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (Chile).

Entre 2017 e 2018 foi Bolseira de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisas de Sistemas de Espaços Livres no Rio de Janeiro (SEL-RJ). De 2018 a 2021 desempenhou funções como estagiária e posteriormente como assistente de coordenação em projetos de desenvolvimento e planeamento urbano no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Brasil). Entre 2022 e 2023 foi colaboradora no gabinete de arquitectura ACTUAL Arquitectos (Portugal).

Integrou a TRENMO em setembro de 2023, participando em projetos ligados ao planeamento do território e à mobilidade.
Michelle Fidelis
Michelle Fidelis

Formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil) desde 2021. Atualmente está a frequentar o Mestrado em Engenharia Civil, com especialização em Planeamento do Território e Transportes, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, desde 2022.

Integrou a TRENMO em outubro de 2023, participando em projetos ligados ao planeamento do território e à mobilidade.

Carolina M Rodrigues
Carolina Rodrigues

Mestre em Gestão e Conservação de Recursos Naturais, pelas Universidade de Lisboa e Évora desde 2019 e licenciada em Ecoturismo desde 2015, pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra. Em 2022 terminou o Curso Criação de Conteúdos Digitais, de especialização profissional pela World Academy, Oeiras.

Integrou a TRENMO em novembro de 2023, estando envolvida em projetos na área da comunicação.

Inês Silva
Inês Silva

Mestre em Engenharia Civil, com especialização em Planeamento do Território e Transportes pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Integrou a TRENMO em novembro de 2023, estando envolvida em projetos de mobilidade e transportes, nomeadamente na área de Modelação.

Gonçalo Gomes
Gonçalo Gomes

Mestre em Tecnologias de Informação Geográfica pela Universidade de Coimbra desde 2024 e licenciado em Informática de Gestão pelo Instituto Politécnico de Coimbra desde 2018.

Entre 2018 e 2021, realizou um estágio profissional no qual desempenhou o papel de programador informático. Teve também uma breve passagem por uma empresa internacional de consultoria tecnológica. Durante a realização do mestrado, foi bolseiro de iniciação à investigação no INESC Coimbra.

Integrou a TRENMO em abril de 2024 como membro da equipa de I&D.e Modelação.

Michael Reiss
Michael Reiss

Doutorado em Redes Neuronais pelo King’s College London desde 1992 e graduado em Física pela Sussex University desde 1985.

Entre 1995 e 2011 trabalhou em algoritmos para jogar o antigo jogo chinês “Go”, vencendo vários concursos internacionais de computador. Entre 2012 e 2024 trabalhou numa variedade de problemas de IA, incluindo visão computacional, reconhecimento de gestos, entre outros projetos.

Desde fevereiro de 2024 colabora com a TRENMO em vários projetos.

Leonardo Ciampi
Leonardo Ciampi

Finalista do mestrado integrado em Engenharia Civil, na especialidade de Planeamento do Território e Transportes, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Integrou a TRENMO em outubro de 2023 participando em projetos na área da mobilidade e dos transportes, sobretudo na integração de dados em GTFS. Em 2024 teve uma breve experiência no setor marítimo ao integrar o departamento de Planeamento de Operações de um terminal portuário.

Em outubro de 2024 retornou a colaboração com a TRENMO para atuar em projetos na área da mobilidade e da logística.

Claudio Pereira

Licenciado em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Entrou no sector da mobilidade por via activista, tendo-se auto-proposto, entre 2022 e 2024, a fazer o levantamento dos dados da Carris Metropolitana.

Integrou a TRENMO em setembro de 2024, desempenhando funções de engenheiro informático.